terça-feira, 22 de novembro de 2011

Os Reais Motivos Da Greve Dos Professores no RS


No último dia 18 de Novembro foi aprovada a greve dos professores no Estado do Rio Grande do Sul que é legítima e um direito constitucional da categoria. A Sociedade Gaúcha e, principalmente,, os alunos da rede pública estadual,precisam saber os reais motivos dessa greve, visto que a Sociedade não está plenamente esclarecida sobre os projetos do atual governo para a educação pública do Rio Grande do Sul.
A greve é fundamental porque o Governo do Estado rompeu, ao contrario do que afirma , de forma unilateral com a categoria em Junho de 2011 ao aprovar na Assembleia o projeto de Sustentabilidade Financeira, o que é na verdade, o começo do desmonte da Previdência Publica  dos Servidores do RS é, ainda,tal projeto, foi votado no dia das eleições do sindicato (CPERS), impedindo assim, qualquer forma de mobilização da categoria  (professores).
O eixo da greve gira em torno de 3 pontos específicos: 
O 1º  deles é o não pagamento do piso salarial nacional do Magistério, pelo Governo do Estado , previsto pela Lei Federal nº 11.738/2008, cuja obrigação do pagamento foi reconhecida pelo STF (Supremo Tribunal Federal ). O Governo afirma não haver dinheiro, o que não é verdade, pois sabe-se que o Governo injeta dinheiro para os empresários através dos incentivos e isenções fiscais sem o consentimento da Sociedade, visto que é dinheiro público! Somente com esse dinheiro que está na mão da Elite política e econômica do RS, daria e sobraria para pagar o piso.
Além disso, existe uma "tal dívida" pública do RS com a União que não acaba nunca, que é um gargalo das finanças do Estado para o Sistema Financeiro, um verdadeiro descalabro. A Lei do piso prevê, ainda, o suporte financeiro da união para aqueles Estados que não têm recursos para cumprir a Lei, mas mesmo assim, a Lei não é cumprida. Portanto, as razões do Governo de que não há dinheiro para o pagamento de tal Lei, caem em contradição. Essa negativa prova o abandono das políticas sociais do Governo para com a Educação e, também, constata-se que a Educação está longe de ser uma prioridade.
O 2º ponto especifico da greve gira em torno do projeto da Meritocracia que não mais é que um projeto de avaliação para promoção dos professores, onde o Estado "joga nas costas" dos educadores a responsabilidade da Evasão e repetência dos alunos , que tal responsabilidade do Estado e da família. Esse ponto cria mecanismos para a exoneração e o fim da estabilidade dos servidores, colocando em risco a já precária carreira docente.
O 3º e último ponto especifico da greve refere-se ás alterações no currículo das Escolas de Ensino Médio, com um objetivo central: Torná-las reféns dos interesses das empresas. Todo o conteúdo e o currículo das escolas seriam adaptados para a formação de mão de obra barata para os setores empresarias do RS. Esses dois últimos pontos fazem parte de uma política privatista e neoliberal, que precariza ainda mais a Escola Pública.
Portanto, nesse momento de greve, faz necessário o engajamento de toda a sociedade Gaúcha contra esses projetos privatistas, que desqualificam a Escola Pública Estadual. Esse artigo vem, no sentido de fazer um alerta á população Gaúcha para que haja a união dos pais, alunos e da própria categoria para impedir esse ataque feroz, neoliberal e desmonte da Escola Pública do RS que é de todos nós.
Em suma, o que está em jogo é a crescente redução do dever do Estado para com as áreas sociais, como Educação, Saúde e Segurança. Em detrimento do setor privado, que quer cada vez se apropriar das riquezas do Estado tornando-o cada vez menos para a população. Neste momento, só há uma solução para este crime contar o povo, a união de todos nós contra essas politicas nefastas e contra aqueles que ainda se dizem dos trabalhadores.

3 comentários:

  1. Oi! Gostei do seu blog! Principalmente porque você trata de assuntos relevantes. Essa greve é lamentável, a população precisa se unir e lutar pelos seus direitos. Infelizmente, a maioria das pessoas é apenas conformada, não é?

    Seguindo!
    Beijos

    http://ledisperser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o post!

    http://thebookofmydreams.blogspot.com/2011/12/tudo-aquilo-que-nunca-foi-dito.html

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu blog. Estou te seguindo, se der passa no meu.
    http://amostragratisrecebidas-vane.blogspot.com/

    ResponderExcluir